Notícias

Prédio carioca com energia positiva

                                                              Prédio carioca com energia positiva: aproveitamento máximo da luz natural

 

O Brasil acaba de receber seu primeiro prédio comercial com energia positiva. Isso significa que, através de painéis fotovoltaicos e uma série de outras ações, aproveitarão melhor a luz natural, além de gerir o consumo de água e o conforto térmico.

Situado na Avenida Rio Branco, principal via de comercio no centro do Rio de Janeiro, o projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Trityque, o retrofit-verde transformou o prédio de 21 andares e 4728 m², adicionando ali uma fachada bioclimática, composta por um jogo de vidros em zigue-zague que se apodera da refração da luz. Seus painéis fotovoltaicos, dispostos na lateral, são capazes de converter a luz solar em energia elétrica para consumo. O paisagismo suspenso nos terraços foi pensado, ainda, para auxiliar no controle térmico interno. 

O prédio dispõe de pontos para colocar células de hidrogênio que transformarão o gás de rua em eletricidade, adequando antecipadamente a estrutura para o projeto de lei brasileira que, se aprovada, permitirá o uso da energia elétrica produzida não só para o consumo próprio, mas também a venda de seu excedente. 

Veja as imagens:

 

Fonte: Casa Vogue

Telefones: (11) 2476- 7021 | (11) 2476- 7479

sinbevidros@sinbevidros.com.br

Av. Paulista, 1313 - 9º andar - sala 906 A. Bela Vista - São Paulo/SP CEP: 01311-923