Notícias

escultura The Runner

                       Milhares de cacos de vidro imitam movimento borrado em uma escultura pública imponente de Costas Varotsos

Concluído pela primeira vez em 1988, "The Runner" ou "O Corredor" é uma escultura pública de 12 metros de altura criada pelo artista grego Costas Varotsos. O trabalho densamente em camadas é formado por milhares de cacos irregulares de vidro cinza-esverdeado, empilhados em torno do ferro na formação de um corredor em movimento. Originalmente, a peça foi instalada na Praça Omonia, em Atenas, mas devido ao receio de cair das vibrações subterrâneas do metrô, em 1994 a cidade mudou a peça para a praça Megalis tou Genous Sholi. Ao projetar a escultura, Varotsos considerou quais tipos de movimento ocorrem nesses espaços públicos e como eles podem impactar a visualização de seu trabalho.

“A posição das pessoas na praça nunca é fixa”, explica ele. “Como é o caso com todas as cidades, também aqui, objetos e edifícios são coisas que você vê enquanto está em movimento. Raramente você para de olhar atentamente para alguma coisa. Indivíduos observando a escultura o fazem em duas velocidades, dependendo de onde eles estão na praça: andando nas calçadas ou dirigindo em um carro. O tipo de espaço que opera aqui não é apenas puramente visual, mas também aberto ao sentido do tato; um gerando uma sensação tátil ”.

A figura ambígua pretende capturar o momento exato em que se termina uma corrida - seja uma tradução literal de uma maratona ou uma interpretação mais solta de conquistar um momento desafiador.


Fonte: https://www.thisiscolossal.com/2018/12/dromeas-by-costas-varotsos/

Telefones: (11) 2476- 7021 | (11) 2476- 7479

sinbevidros@sinbevidros.com.br

Av. Paulista, 1313 - 9º andar - sala 906 A. Bela Vista - São Paulo/SP CEP: 01311-923