Notícias

Lançamento Selo Verde

                                                    SINBEVIDROS LANÇA SELO VERDE e HAPPY HOUR COMEMORA OS 75 ANOS DO SINDICATO

veja as imagens do evento clicando aqui:

O SINBEVIDROS realizou no dia 9 de agosto reunião Plenária na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A abertura foi feita pelo gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), Guilherme Moreira.

Fazendo um panorama do cenário econômico atual, o economista falou sobre o efeito do desemprego. Segundo ele, o país saiu de uma taxa de 6,5% em 2014 para 12,5% em 2016. "Isso significa 6 milhões de pessoas a mais desempregadas e uma derrubada da economia em 4% no ano passado e mais 4% esse ano."

Esse número de desempregados não derruba efetivamente a economia, mas o medo de estar na lista de desempregados sim. 63% do PIB brasileiro pelo lado da demanda é consumo das famílias, no entanto, quando 100 milhões de pessoas se comportam como se estivessem desempregadas, (fato que acontece atualmente), isso trava o comércio, reflete na indústria e demais setores. "Esse fator causou a parada na economia brasileira, que tem muito mais a ver com medo do que com dados econômicos."

Segundo o economista, com esse cenário, "Uma grande parte da cadeia produtiva foi destruída. Vamos ter uma retomada diferente agora, muita coisa vamos ter que começar do zero. Qual a boa notícia? Os que ficaram com a cabeça fora d´água vão ter uma retomada mais forte. Então nossa aposta é que a retomada do país vai ser muito lenta, mas a indústria passa agora a crescer o dobro. Nossa previsão para o ano que vem é que a indústria cresça o dobro do PIB brasileiro, o que também não é muita coisa."

Após a palestra o presidente Alfredo dos Anjos Martins fez o lançamento oficial do Selo Verde, um processo voluntário de certificação de desempenho ambiental, relativo às boas práticas de gestão das indústrias associadas. A Certificação está estruturada em quatro categorias e, em função de um diagnóstico inicial por parte do SENAI e de um questionário padrão, será definida a categoria em que cada participante do programa se enquadra.

O superintendente da ABIVIDRO, Lucien Belmonte falou sobre o Selo. Segundo ele, discutir preocupação ambiental sempre é buscar melhores práticas, uma melhor forma de racionalizar custos, produção, ter o melhor uso do material e dos insumos. "É nesse conceito que é importante a gente pensar. Ao buscar atender normas e atender Certificações, estaremos sistematicamente buscando a melhor forma de produzir, a forma mais econômica. Este é o ponto central e o ponto que gostaríamos de deixar aberto para vocês."

Encerrando o evento, o representante do Senai Mário Amato, Silvio Neto Pereira do Vale, explicou como as empresas podem ganhar dinheiro evitando o desperdício. Ele lembrou que em média as empresas perdem 30% da produção com o desperdício. "Quem gera resíduo está perdendo dinheiro. Resíduo é ineficiência."

O presidente do SINBEVIDROS agradeceu a presença de todos e convidou as empresas a integrarem o Programa Selo Verde.

75 Anos

Os 75 anos do SINBEVIDROS foram comemorados com um happy hour em parceria com a Central de Serviços (CSer). O Sindicato recebeu convidados, diretores da Fiesp, gerentes de Departamentos e presidentes de outros Sindicatos, para um coquetel de confraternização.

O diretor da Cser, Paulo Henrique Schoueri agradeceu a presença de todos e a diretoria do Sindicato. "Buscamos esse espaço para que as entidades interajam. É um desejo do Paulo Skaf que estejamos cada vez mais unidos com nossas bases. A seguir o presidente  Alfredo Martins agradeceu as palavras do diretor da CSer e do presidente Paulo Skaf e convidou a todos a assistirem um vídeo sobre a atividade. Os presentes participaram ainda de um sorteio de brindes.

Telefones: (11) 2476- 7021 | (11) 2476- 7479

sinbevidros@sinbevidros.com.br

Av. Paulista, 1313 - 9º andar - sala 906 A. Bela Vista - São Paulo/SP CEP: 01311-923