Notícias

Sinbevidros na 1ª plenária de 2016

O Sinbevidros participou da 1ª Reunião Plenária de Executivos promovida pela Central de Serviços (CSer), no último dia 23 de fevereiro. Coordenada pelo diretor Titular da CSer, Paulo Henrique Schoueri, a reunião apresentou um balanço da Contribuição Sindical 2016, com detalhamento das ações de divulgação e dos percentuais de arrecadação.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor do Departamento de Ação Regional, Sylvio de Barros, que explicou a pesquisa do FAP/RAT lançada pela Casa e como os Sindicatos podem fazer para ajudar as empresas a reduzir seus custos.

Barros explicou que o Departamento está trabalhando em um sistema que permita calcular o FAP e mostrar como fazer para reduzi-lo. Ele também falou sobre o Aplicativo de Licitações, uma plataforma on-line para facilitar o acesso das empresas aos processos de licitação do Sesi-SP e do Senai-SP.

O gerente do Desin, Marco Aurélio Viziolli fez um panorama das Negociações Coletivas, destacando que o número de Acordos Coletivos foi superior ao de Convenções, sendo que em boa parte houve redução de salário e em algumas o uso do PPE. Os setores que mais fizeram Acordos foram o automobilístico, construção civil e indústria farmacêutica. Viziolli alertou que a tendência para 2016 segue a mesma, e que o cenário de demissões é preocupante.

O gerente do Depecon, Guilherme Caldo Moreira apresentou o Grupo de Acompanhamento do Mercado de Trabalho que atuará em parceria com o Desin e falou sobre o cenário econômico atual. Segundo ele, alguns vetores de oportunidade surgiram para a indústria a partir da nova taxa de câmbio. A análise é de que a demanda no país não melhorou, mas existe a substituição na importação o que poderá aumentar a participação do produto nacional no mercado interno, além de favorecer as exportações.

O gerente do Dejur, Jorge Khauaja falou sobre os principais temas que estão sendo tratados pelo Departamento, com destaque para o ICMS e a melhora do layout do Bloco K. Ele ressaltou que as empresas devem se preparar, pois o Bloco K será implantado.

A atualização dos Projetos prioritários da Indústria foi apresentada pela diretora Executiva Jurídica, Luciana Nunes Freire. Ela chamou atenção das empresas para diversos temas, lembrando que o NAL (Núcleo de Acompanhamento Legislativo) possui um calendário de reuniões, que já está definido e que todos podem participar.

O médico Eduardo Arantes, do Sesi, apresentou o novo Centro de Segurança, Saúde e Qualidade do Sesi, em Santo André. Ele explicou que é possível realizar praticamente quase todos os exames necessários, com custo bem abaixo do mercado.

A representante do DMA, Priscila Rocha explicou a decisão da Cetesb que altera o cálculo das Licenças Ambientais e que acarretou significativo aumento nos valores cobrados das empresas. O Departamento já tem uma reunião agendada com o órgão para discutir a questão. Priscila convidou ainda os presentes para a solenidade de Premiação do 11º Prêmio de Conservação e Reuso da Água, que acontece no dia 23 de março.

Finalizando, a equipe do Senai Design explicou o trabalho dos núcleos de design, que atuam no desenvolvimento de produtos, soluções, embalagens, análise de engenharia, serviços e pesquisas.

Após a reunião a Central de Serviços, em parceria com o Sietex, promoveu o Happy Hour de confraternização.

voltar

Telefones: (11) 2476- 7021 | (11) 2476- 7479

sinbevidros@sinbevidros.com.br

Av. Paulista, 1313 - 9º andar - sala 906 A. Bela Vista - São Paulo/SP CEP: 01311-923