Destaque

Retrospectiva 2019 Sinbevidros

                                                                                  Ações de destaque do Sinbevidros no ano de 2019

Após várias reuniões, o Sinbevidros fechou a Convenção Coletiva de Trabalho de São Paulo e de Campinas.

As empresas nos últimos anos vem enfrentando uma oscilação muito grande no mercado, mediante a situação econômica do país, por esse motivo várias ações precisaram ser tomadas para que fosse preservada a saúde financeira das empresas, diante disso, o Sinbevidros não mediu esforços para que as negociações coletivas fossem de encontro com essa realidade.

Foram realizadas várias reuniões com os sindicatos laborais de São Paulo e Campinas e chegou-se a um acordo com ambos, onde foi aprovado um reajuste de 2,55% para Campinas (de acordo com o acumulado da inflação dos últimos 12 meses), sendo que a data base é 1º de novembro e de 3,37% para São Paulo (de acordo com o acumulado dos últimos 12 meses) sendo que a data base é 1º de dezembro.

Lembramos a todos da importância de se ter um Sindicato forte para que a representação das indústrias e do setor seja realizada de forma ética e eficaz.

Um estudo que aborda a competitividade salarial, servindo como base para a adoção de uma política eficiente e equilibrada. Assim é a proposta da Pesquisa de Cargos e Salários, que conta com uma análise de mais de 100 cargos do setor vidreiro no Estado de São Paulo e Capital.

O estudo tem como objetivo oferecer dados que auxiliem as empresas em suas negociações de PLR, além de trazer importantes dados que servem como parâmetros para cálculos de vários benefícios tais como: Vale Alimentação, Vale Refeição, Convênio Médico e Odontológico, Seguro de Vida, além de percentual de Absenteísmo.


Em parceria com a Abividro e suas empresas associadas – AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain e Vivix, o Sinbevidros desenvolveu o Projeto O Vidro e o Saber, que em 2019 contou também com o apoio institucional do DEMPI – FIESP, no contato com as universidades parceiras, para a realização de palestras com os seguintes temas: Vidros de Controle Solar, Eficiência Energética, Desempenho Térmico de Esquadrias, entre outros.

No ano de 2019 temos como destaque a palestra realizada no Centro Universitário FEI, importante universidade localizada na cidade de São Bernardo do Campo, que contou com a participação dos alunos do curso de engenharia. O evento recebeu diversos elogios dos presentes.

O Projeto O Vidro e o Saber tem como intuito, difundir o vidro e sua grande variedade de produtos com valor agregado para os futuros profissionais das áreas de arquitetura, Decoração e Engenharia, apresentando também as tecnologias do setor vidreiro.

Em 2020 o Projeto continuará visitando as principais universidades do Estado de São Paulo.
Caso você tenha interesse em levar esse projeto para sua cidade, entre em contato conosco.

​Em 2018, foi publicada a sentença pela 12º vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, processo nº 1011107-35.2018.8.26.0053 referente a Taxa de Licenciamento Ambiental junto a Cetesb.

Essa decisão já beneficiou diversas empresas, que inclusive, conseguiram reduzir seus custos com o licenciamento em até 60%.

Mesmo tendo sido obtida em 2018, durante todo o ano de 2019 as empresas Associadas ao Sinbevidros, puderam se beneficiar da decisão.

Foram inúmeras as palestras apresentadas aos Associados ao longo no ano - nas Reuniões de Associados Sinbevidros. Este formato é de grande importância para o setor, já que - além da paula com assuntos que devem ser discutidos acerca do setor - o momento também é propício para atualizações com temas relevantes sobre o vidro e cristais planos. Foram abordados temas como:


- As expectativas do mercado e a visão da empresa para os próximos anos.
- Panorama da Reforma Tributária.
- Perspectivas do Mercado de Construção para 2020;
- Geração Compartilhada de Energia Fotovoltaica.
-  As expectativas do mercado e a visão da empresa para os próximos anos.
- Dificuldades Encontradas devido a falta de energia nas empresas.
- Bloco K hoje e o Bloco K no futuro.
- O Brasil e as macrotendências mundiais.
- Liminar deferida contra multa do tabelamento do frete.
- entre outras.


Em março de 2018 o Sinbevidros iniciou junto ao Deconcic – Departamento da Indústria da Construção Fiesp, o processo de Pesquisa de Substituição Tributária, para apuração dos novos índices de IVA. Foram realizadas diversas reuniões, entre os sindicatos envolvidos e a Fiesp, além de várias reuniões com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, pois diante do cenário exposto inicialmente, os índices de MVA, sofreriam um reajuste de grande proporção que acabaria prejudicando as indústrias do setor.

O instituto de pesquisa contratado foi a FGV – Fundação Getúlio Vargas, que juntamente com o Sinbevidros e o apoio da Abividro e Abravidro, debateram os números apresentados pela Secretaria da Fazenda e após vários ajustes, foi entregue a pesquisa do setor vidreiro e posteriormente foi publicada a Portaria CAT 32/2019 que divulgou os novos índices de IVA’s para o setor de construção no Estado de São Paulo, incluindo o setor Vidreiro, os novos índices passaram a vigorar a partir de 01 de junho de 2019, beneficiando todo o setor.

Divulgação de notícias on-line, através de e-mail marketing, site e Redes Sociais, com veiculações mensais de notícias interessantes do setor vidreiro e as diversas formas de aplicação de vidros e cristais planos na arquitetura, decoração, instalações de arte entre outros. O Clipping Sinbevidros tem como foco os eventos do setor que acontecem no país, tais como reuniões, palestras, encontros com autoridades para debater assuntos do setor.


​​​A equipe Sinbevidros participa e representa constantemente seus Associados e o setor vidreiro, participando de diversos eventos importantes  ao longo do ano. Dentre eles destacamos: Summit de Assessoramento realizado pelo Sescon-SP, Plenária de Executivos Sindicais Fiesp, Reuniões do Deconcic-Fiesp sobre as perspectivas para o setor da construção, Workshop “Sistemas Prediais 360º”, Reuniões do Núcleo de Apoio Legislativo Fiesp, entre outros.

Essas foram as principais ações do Sinbevidros em 2019, contamos com a sua participação em 2020 para que possamos realizar ainda mais ações em prol de todo o setor.


Obrigado

Alfredo Martins
Presidente

Telefones: (11) 2476- 7021 | (11) 2476- 7479

sinbevidros@sinbevidros.com.br

Av. Paulista, 1313 - 9º andar - sala 906 A. Bela Vista - São Paulo/SP CEP: 01311-923