Notícias

Reunião de Associados Sinbevidros

                                                                      Reunião do Sinbevidros orienta sobre FAP/RAT e alternativas de crédito

 

O SINBEVIDROS realizou no último dia 31 de outubro sua Reunião de Associados, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A reunião foi aberta com a apresentação da coordenadora da Central de Inteligência da Fiesp, Dynamene Fernandes, que falou sobre o FAP/RAT.

A Fiesp criou a central de inteligência, que é um serviço composto por seis pilares. “A gente apoia a empresa na análise do seu absenteísmo, na gestão do FAP, na contestação dos nexos previdenciários, na qualificação dos funcionários da empresa com relação ao tema através de um curso EAD e fornece todo o apoio que o RH precisa, para fazer a gestão do tema”,finaliza.

O segundo tema da reunião foia palestra “Acesso ao Crédito para as Indústrias”, ministrada pelo coordenador do Departamento da  Micro, Pequena eMédia Indústria e Acelera Fiesp, José Roberto Damaceno e  pelo diretor Cláudio Miquelin.

Os dois explicaram que o Dempi possui um núcleo que cuida especificamente de crédito. Ao longo deste ano esse núcleo realizou uma série de atividades no sentido de viabilizar o acesso ao crédito. “O grande problema da pequena e média empresa é o acesso ao crédito e é isso que estamos tentando eventualmente modificar. Queremos mudar essa postura dos bancos”, comenta Miquelin.

Um dos exemplos citados foi o do BNDES. A pequena empresa tem uma dificuldade enorme para ter acesso. “Hoje existem canais digitais que permitem que as empresas tenham acesso direto aoBNDES e consigam acompanhar as operações.

Outras alternativas de crédito que estão acontecendo hoje, são as cooperativas de crédito. Também foi falado a respeito das Fintechs que são organismos que se dedicam a algumas atividades específicas.

A reunião terminou com o presidente Alfredo Martins explicando o andamento da pesquisa de MVA.

Também foram apresentados questionamentos sobre a Negociação Coletiva 2018/2019. O presidente acredita que o momento ainda é de avaliação, não sendo possível prever como será o andamento da negociação.

Telefones: (11) 2476- 7021 | (11) 2476- 7479

sinbevidros@sinbevidros.com.br

Av. Paulista, 1313 - 9º andar - sala 906 A. Bela Vista - São Paulo/SP CEP: 01311-923