• sinbevidros

Bélgica inaugura estufa gigante para testar novas técnicas de agricultura urbana




O maior centro de pesquisa europeu para a produção de alimentos na cidade foi inaugurado em Flandres Ocidental, na Bélgica. Batizado de Agrotopia, o espaço é uma estufa gigante onde serão aplicadas técnicas inovadoras de horticultura urbana.


Em 6 mil m² – área destinada ao cultivo – Para além da cobertura, o prédio em si possui 9.500 m² e abriga várias instalações. Uma das ideias foi criar um percurso educacional para o público que queira conhecer a estufa.


A Agrotopia foi construída com vidro e aço no topo de uma cooperativa de alimentos. Segundo o Instituto de pesquisa Inagro, responsável pelo projeto, o espaço é suficiente para desenvolver, testar e demonstrar novas tecnologias em condições comparáveis ​​ao mundo real.


O espaço é dividido em quatro zonas climáticas que permitem o cultivo de espécies diversas.


O prédio capta água da chuva em sua cobertura para utilizá-la na irrigação das plantas, também o escoamento da irrigação é tratado e reutilizado. Já o aquecimento da estufa é proveniente do calor residual de um incinerador de resíduos e sua estrutura tem como base o vidro e estrutura metálica,


Com a produção de alimentos na horizontal e vertical, a técnica chave é a hidroponia. Este sistema ajuda a reduzir o impacto ambiental, fazendo uso circular da água, obtendo mais produtividade em menor espaço e sendo mais protegido de “pragas” e doenças.


Veja as imagens:




Fonte:

https://www.archdaily.com.br/br/979279/belgica-inaugura-estufa-gigante-para-testar-novas-tecnicas-de-agricultura-urbana



5 visualizações0 comentário