• sinbevidros

Apple Piazza Liberty, em Milão




A Apple Piazza Liberty é composta por dois elementos fundamentais, uma praça escalonada e uma fonte. Localizada logo após o Corso Vittorio Emanuele — uma das ruas de pedestres mais populares de Milão — os visitantes são atraídos para a praça pela vista da nova e dramática fonte.


O projeto é outro exemplo da estreita colaboração entre a equipe de arquitetura da Apple liderada pelo chefe de design, Sir Jonathan Ive e Angela Ahrendts, vice-presidente sênior de Varejo e Lojas Online e a Foster + Partners.


Os visitantes entram na fonte através de uma entrada coberta de vidro envolta pelas vistas e sons de jatos verticais de água que se chocam contra as paredes de vidro de sete metros de altura. Uma alusão imersiva a brincadeira infantil de correr pelas fontes, a experiência muda ao longo do dia com a luz do sol filtrada pela água, enquanto à noite o teto de vidro cria um efeito caleidoscópico, com a água caindo pelas paredes, e seus reflexos viajando infinitamente pelo céu.


O interior é um espaço brilhante, monolítico, metaforicamente esculpido na mesma pedra que a praça acima. O teto segue o perfil escalonado do anfiteatro, com claraboias e painéis retro-iluminados que combinam de forma inovadora a luz artificial e natural. Através do teto e das escadas, a luz natural conecta com o interior dando-lhe a sensação de uma espaçosa galeria de arte cheia de claridade. As escadas que levam à loja consistem em degraus em balanço revestidos de aço inoxidável polido que também se tornam uma instalação de luz escultural, criando uma experiência teatral e emocionante.


Veja as imagens:




Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/978655/apple-piazza-liberty-foster-plus-partners


3 visualizações0 comentário