• sinbevidros

Instalação de arte de luz solar em uma biblioteca da Califórnia

Na Biblioteca de Lafayette, Califórnia, um poço de clarabóia forrado com prismas e espelhos personalizados transforma a luz do sol comum em feixes de espectro solar radiante - banhando os espaços da biblioteca, funcionários e clientes na beleza de tirar o fôlego da luz viva do arco-íris. A orientação astronômica dos prismas mistura continuamente as seis cores básicas do espectro em milhões de novas formas e matizes.


Alimentado pelo nosso Sol que dá vida e pela rotação da Terra, este ambiente de luz e espaço em constante mudança muda gradualmente de cor e forma - a cada hora, a cada dia e a cada estação. Trazendo a luz mais bonita da natureza para a biblioteca.

À medida que a Terra gira, circulando o Sol, arco-íris vivos deslizam lentamente pela instalação de arte de luz solar da Biblioteca Lafayette de Peter Erskine, mudando gradualmente de forma e cor com as estações. Sempre uma oferta fresca. Neste reino mágico, você pode realmente entrar em um raio de arco-íris vivo e brincar. E quando você faz isso, você cria sombras coloridas brilhantes de seu próprio corpo.


Todo mundo adora um arco-íris. Assim como todos nós amamos o doce sabor do açúcar, amar um arco-íris está embutido em nossa biologia humana. É por isso que as culturas de todo o mundo – de esquimós a aborígenes mantêm o arco-íris sagrado como um símbolo de esperança, paz e redenção.


Como funciona a PINTURA DE SOL

O Eixo de Luz Solar de cinco pés quadrados e dez pés de altura está aberto para o céu e coberto com uma clarabóia de plexiglas. O “Shaft” reúne a luz do sol para a instalação de arte do arco-íris da biblioteca, do amanhecer ao anoitecer.


O “Shaft” é revestido com prismas e espelhos planos e cortados a laser que misturam gradualmente as seis cores primárias do arco-íris em milhões de novos tons – e formas – à medida que a Terra gira. Em quinze minutos, os ângulos, tons e placas de cor mudam radicalmente, embora a Terra tenha girado apenas quatro graus em seu eixo.


Observe nas fotos como as cores e as posições do espectro solar nas paredes e no chão se transformaram nas fotos tiradas apenas trinta minutos antes. E uma hora depois, o tapete está laranja brilhante e as paredes de alguma forma ficaram azul-petróleo e magenta! Uma parede fúcsia – por dez minutos – e então magicamente se transformando em verde em meia hora...no final da tarde do mesmo dia, Sun Painting torna-se dedos delicados de cor acariciante. E com nuvens, neblina ou chuva no céu, esta instalação de arte ambiental imersiva muda de tons de cores radiantes para pastéis corados.


O processo de design prático

Erskine criou sua pintura de luz solar da Biblioteca Lafayette em um modelo em escala de “uma polegada igual a um pé”, usando três tipos de prismas solares em miniatura cortados a laser. Ele montou o modelo físico em uma mesa basculante que pode simular todos os ângulos possíveis da luz solar que entra na Biblioteca durante todo o ano. Durante meses, Erskine empurrou a escultura de luz em miniatura para a luz do sol do pátio de seu estúdio, mexendo e brincando com os espelhos e prismas do Solar Light Shaft até que a musa sussurrou em seu ouvido que era perfeito.


Arte verde movida a energia solar

A instalação de arte do arco-íris da biblioteca de Erskine começou no projeto inicial do Killefer Flammang Architects, como uma lareira tradicional a lenha na aconchegante sala de leitura. O comitê de construção da biblioteca acabou concordando que livros e fogo não deveriam se misturar. Então, em vez de uma lareira poluente para o novo prédio, Killefer Falmmang abordou Erskine para criar uma instalação de arte de arco-íris viva que convidaria o fogo perpétuo de nossa estrela a este canto escondido de seu novo prédio.


Erskine e Killefer Falmmang colaboraram no projeto do Solar Light Shaft de cinco pés quadrados da Sun Painting , substituindo a “chaminé da lareira” do projeto anterior. A Sun Painting é movida a energia solar.


Esta obra de arte revolucionária e sustentável colhe continuamente um feixe de energia renovável de 2500 watts para tecer suas maravilhas. A arte traz a luz mais bonita da Natureza dentro de uma biblioteca pública.


Veja as imagens e vídeo da instalação:







Fonte: https://erskinesolarart.net/solar-light-art-installation-in-a-library/


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo