• sinbevidros

ATA REUNIÃO DE ASSOCIADOS - 23 DE MARÇO 2022


O SINBEVIDROS realizou no último dia 23 de março reunião virtual de Associados. Entre os temas destaque para a palestra do Senai sobre o “Relançamento do Selo Verde”, desenvolvido pelo Sindicato em parceria com o Senai.


Segundo a especialista dentre as vantagens do Projeto está a possibilidade de a empresa identificar os pontos de melhoria e definir os planos de ações baseados nas notas recebidas no diagnóstico. Através da pontuação as empresas terão melhoria de atendimento em relação às licenças, legislações e vão poder definir com essa ferramenta rotas de trabalho que contribuam com a redução dos impactos ambientais nos processos e investir em desenvolvimento sustentável, auxiliar no monitoramento e controle das obrigatoriedades ambientais e acrescentar à imagem da empresa a melhoria ambiental e a preocupação com as gerações futuras.


O Senai fará um diagnóstico da gestão de resíduos e efluentes e a empresa vai poder definir rotas para minimizar a geração dos resíduos e o desperdício nos processos, tendo como consequência a redução de custo com ganho de eficiência. Na prática, o Selo Verde deverá trazer além da visão de responsabilidade ambiental e incentivo às ações sustentáveis, uma oportunidade de reconhecimento do público externo sobre o comprometimento da empresa com o meio ambiente e com as futuras gerações.


O Senai emitirá ao final do processo um relatório técnico contendo a pontuação e consequente categoria da empresa dentro do projeto (Certificado de participação, categoria Bronze, Prata ou Ouro). As análises serão da legislação, qualidade, gestão de resíduos, gestão de efluentes, uso consciente de água, questões de recursos humanos e também uso consciente de energia.


Ariadne apresentou a ferramenta e explicou como as empresas podem solicitar uma reavaliação para mudança de categoria e o prazo para renovação do Selo. A Cartilha Selo Verde está disponível no site do SINBEVIDROS para download.


Outro assunto tratado na reunião foi a questão da compulsoriedade do uso da NBR 14698 que trata do vidro temperado, além do uso da marca indelével no vidro temperado. Para tanto o SINBEVIDROS fez uma consulta através da Fiesp ao Inmetro sobre a possibilidade de levar esse pleito. O assunto está sendo discutido com a Abravidro.


Dando continuidade à reunião, a gerente Milaine Vanderlei explicou como está a pesquisa da substituição tributária. Segundo ela houve um atraso por parte da SEFAZ no envio da cesta de produtos, porém a mesma já foi recebida e o Instituto de Pesquisa contratado será novamente a FGV. O prazo final para a entrega da pesquisa será até 30 de setembro.


A gerente do SINBEVIDROS explicou também que o Sindicato tem recebido reclamações de associados sobre concorrência desleal. Como o Sindicato não tem poder de fiscalização, pode apenas atuar de forma orientativa, surgiu a ideia de criar uma Campanha de Orientação, que recebeu o nome prévio de “Empresa Legal”. Está sendo desenvolvida uma Cartilha com orientações sobre o correto enquadramento das empresas. Nela constam as penalidades previstas por lei para empresas enquadradas de forma incorreta, como a empresa pode fazer para se adequar e os benefícios que ela pode ter ao se enquadrar e ao se associar ao Sinbevidros.


Além da Cartilha serão feitos vídeos e publicações nas redes sociais. O presidente aproveitou para pedir a colaboração dos associados na divulgação do material.


Encerrando a reunião, a Dra. Helena explicou a questão do uso obrigatório de máscara nas empresas. Apesar da liberação por parte do governo estadual, ela orientou as empresas a permanecerem com os mesmos protocolos, uma vez que não houve revogação das Portarias Interministeriais que por força de lei, são superiores ao decreto estadual.


Logo, enquanto não houver a revogação das Portarias, as empresas devem exigir o uso de máscaras, mesmo em ambientes abertos, distanciamento e uso de álcool gel.


A reunião terminou com o sorteio de uma adesão ao projeto Selo Verde entre os participantes da reunião.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo