top of page
  • Foto do escritorsinbevidros

CONHEÇA O PAINEL DE DEFESA COMERCIAL NA PRÁTICA



INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE DEFESA COMERCIAL DISPONÍVEIS PARA VOCÊ DE FORMA SIMPLES E INTUITIVA


O Painel Defesa Comercial FIESP/CIESP é uma plataforma digital inovadora sobre defesa comercial. A ferramenta disponibiliza, de forma clara e amigável, detalhes sobre processos em andamento e sobre medidas em vigor no Brasil, além de outras informações sobre o tema.




PAINEL DE DEFESA COMERCIAL NA PRÁTICA


Usar a plataforma é simples. Nela você pode ver que, por exemplo, das 27 investigações de defesa comercial em andamento, seis foram iniciadas entre agosto e outubro de 2022.

Esses processos são todos de revisão de medidas antidumping e envolvem produtos químicos e de ferro fundido, ferro ou aço.


No mesmo período, nove das 145 medidas em vigor foram aplicadas ou prorrogadas contra importações de produtos originárias de países como Bangladesh, China, Colômbia e França.



Captura de tela de investigações filtradas por período de início (agosto a outubro de 2022).


Captura de tela de medidas filtradas data de aplicação/prorrogação (agosto a outubro de 2022).


O Painel permite verificar também que 16 das 145 medidas em vigor têm vigência até 2023, isto é, poderão ser extintas ao longo do próximo ano caso não sejam iniciadas revisões ou mesmo se esses processos não resultarem na prorrogação dos direitos antidumping ou antissubsídios por mais cinco anos.


São medidas que afetam as importações de produtos como borracha nitrílica, chapas de gesso e papel cuchê de diferentes origens.


Captura de tela de medidas filtradas por prazo de vigência (2023).


É possível ainda obter informações adicionais sobre um caso específico de interesse. Por exemplo, a partir de uma consulta à página de detalhes sobre a medida antidumping aplicada contra importações de chapas de gesso originárias do México, o usuário pode verificar informações como:


A descrição detalhada do produto afetado;










A NCM em que as importações do produto são comumente classificadas;










E os montantes dos direitos cobrados nas importações, considerando-se os produtores/exportadores mexicanos afetados pelas medidas.












Essas são apenas exemplos de algumas das funcionalidades do Painel de Defesa Comercial FIESP/CIESP, disponível na plataforma FIESP Inteligência de Dados.





Contato Equipe de Defesa Comercial – DEREX Tel.: (11) 3549-4215/4437/4483 Email: defesacomercial@fiesp.com.br 

17 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page