• sinbevidros

Setor da Construção participa de reunião entre SNH, FIESP e ABNT

Contando com mais de cinquenta representantes da cadeia produtiva da construção, encontro debateu melhorias nos processos do SiNAT do PBQP-H


A Secretaria Nacional da Habitação (SNH), o Departamento da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), realizaram no dia 30/07, a primeira reunião com os representantes indicados pelas entidades da cadeia produtiva da construção, para integrar o Grupo de Trabalho – GT de Incentivo a Inovação e Produtividade, criado no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre essas três partes.

Na abertura do encontro, realizado por videoconferência, Mario William Esper, presidente da ABNT e diretor titular adjunto do Deconcic, falou da importância do tema para o setor e que o Acordo tem como principal objetivo, buscar melhorias nos processos de homologação de produtos e sistemas construtivos inovadores junto ao SiNAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos inovadores e Sistemas Convencionais) do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), buscando agilizar e reduzir os custos em todas as suas etapas.

Representando a SNH, Rhaiana Bandeira Santana, Chefe de Gabinete dessa Secretaria, lembrou da importância do PBQP-H para o Governo Federal e sobre a prerrogativa do SiNAT, que é fomentar e garantir a adequada introdução de processos inovadores na construção habitacional. Destacou ainda, a importância de evoluir com a industrialização no segmento, aumentando a qualidade e produtividade na construção civil. Há grande expectativa com esse fórum de debate, que poderá contribuir com a evolução desse tema, disse.

Presente no encontro, Ricardo Figueiredo Terra, Diretor Técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai-SP, lembrou que essa Instituição é reconhecida como um Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT, cujo objetivo é incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas. Nesse sentido, pela expertise que o Senai-SP possui, reiterou a intenção de apoiar o grupo e as empresas do setor no desenvolvimento e implementação do tema, inclusive no sentido de identificar as fontes de financiamento adequadas à cada necessidade.

Na sequência, Marcos Moretti, também representando o Deconcic, detalhou os objetivos e diretrizes do Acordo, que é incentivar a inovação tecnológica e industrialização no setor da construção, garantindo, sobretudo, a segurança e qualidade das habitações. Visando envolver as entidades do setor no debate e formulação dessas propostas de ações, foi criado o GT de Incentivo a Inovação e Produtividade, que atuará inicialmente em um projeto-piloto, para validação dos processos e fluxos, para posterior padronização e ampliação do escopo de trabalho.

Escolhido para ser o projeto piloto, em processo conduzido pela SNH e com a participação do Deconcic e ABNT, o produto painel Lightwall, foi apresentado pelo diretor da MF Artefatos, Marcus Fernando. Pelo grau de maturidades do projeto, que já foi submetido a avaliações técnicas e aplicado em algumas construções, foi sugerido e aceito pela empresa, trabalhar na normalização do produto, via ABNT.

Encerrando o encontro, o coordenador do GT agradeceu a presença de todos e informou que a medida que surgirem novas demandas, os representantes das entidades serão convidados para participar das atividades desse grupo.

Acesse abaixo, as apresentações realizadas na reunião:

Acordo de Cooperação Técnica SNH_FIESP_ABNT – Apresentação Deconcic

Painel Lightwall – Apresentação MF Artefatos


Fonte: https://www.fiesp.com.br/observatoriodaconstrucao/noticias/setor-da-construcao-participa-de-reuniao-do-grupo-de-trabalho-criado-no-ambito-do-acordo-firmado-entre-snh-fiesp-e-abnt

2 visualizações0 comentário