top of page
  • Foto do escritorsinbevidros

Sondagem da Construção registra alta no nível de atividade e na intenção de investimento




Em outubro, todos os indicadores ficaram em patamar considerado otimista (acima de 50,0 pontos), o que não ocorria desde janeiro de 2012.


Depois da oscilação observada em setembro, o nível de atividade da indústria da construção paulista retoma a trajetória de crescimento iniciada em abril desse ano. A atividade em relação ao mês anterior ficou em 53,2 pontos, enquanto a atividade efetiva em relação ao usual saltou de 44,7 para 57,2 pontos, maior resultado do ano.


A evolução do número de empregados permaneceu em patamar otimista (acima de 50,0 pontos), com 53,0 pontos. A Utilização da Capacidade Operacional (UCO), por sua vez, recuou, passando de 65% para 55,1%. Apesar das pequenas empresas terem registrado a UCO em 75%, as empresas de médio e grande porte fecharam em 50,0% no mês.


A expectativa do nível de atividade para os próximos seis meses seguiu em patamar otimista, chegando a 57,2 pontos. O mesmo movimento foi observado na compra de insumos e matérias-primas (55,1 pontos) e na expectativa de novos empreendimentos e serviços (50,0 pontos). Já a intenção de aumentar o quadro de empregados apresentou o segundo melhor resultado da série histórica, iniciada em janeiro de 2010, com 71,0 pontos. A intenção de investimento para os próximos seis meses, que havia recuado para 40,5 pontos na sondagem anterior, se recuperou e fechou em 53,4 pontos.


As informações são da Sondagem da Construção do Estado de São Paulo, elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).



6 visualizações0 comentário
bottom of page