• sinbevidros

SUA EMPRESA CONHECE A APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DO SENAI-SP?



A contratação de aprendizes é obrigatória para empresas de médio e grande porte e opcional para micro e pequenas empresas. Ao aderir ao programa, a sua organização contribui para a educação de profissionais e desenvolve trabalhadores alinhados com os valores e a cultura da sua indústria.


Como funcionam os cursos de aprendizagem industrial?

São cursos de formação profissional planejados para atuação na indústria, com atividades práticas em oficinas e laboratórios e de ampla inserção no mercado de trabalho. Os cursos acontecem na unidade SENAI-SP. Os cursos de aprendizagem possibilitam a celebração de contratos de aprendizagem entre aluno e empresa, de forma que parte do contrato de trabalho coincida com a formação dentro do SENAI.


Quais as vantagens para as empresas?

Além da adimplência à legislação (Lei Federal nº 10.097/2000) que obriga empresas ao cumprimento de cotas, empresas podem associar a iniciativa a projetos de investimento social privado e articulá-la aos processos internos de recrutamento e seleção com vistas ao provimento de mão de obra qualificada de alto nível. Assim, além de cumprir a cota, sua empresa contribui na formação dos trabalhadores da indústria. Os cursos do SENAI-SP desenvolvem também competências socioemocionais e técnicas requeridas pela Indústria 4.0.


Quais os custos para as empresas?

As indústrias não têm nenhum ônus na contratação do SENAI para a capacitação de jovens aprendizes. A inscrição do processo seletivo e a formação profissional sob responsabilidade do SENAI-SP não acarretam custo para a empresa.


Qual o perfil do aprendiz?

São jovens entre 14 e 24 anos, com ensino fundamental completo.


Como funciona o processo seletivo? A empresa tem alguma atuação nele?

As empresas beneficiárias devem indicar até 5 candidatos para cada vaga disponibilizada para ela, de acordo com a sua cota de aprendizes, e escolher entre os aprovados aqueles que serão contratados.

É possível ter cursos customizados?

Os cursos que se prestam ao cumprimento de cotas de aprendizes são regulamentados. No entanto, para demandas de grande porte, o SENAI-SP pode estudar junto às empresas algumas soluções.


Saiba mais sobre os cursos disponíveis na unidade do SENAI-SP mais próxima à sua empresa.


CONTRIBUA COM A FORMAÇÃO DE JOVENS APRENDIZES!



Fonte: SENAI-SP

4 visualizações0 comentário