top of page
  • Foto do escritorsinbevidros

CENTRO CULTURAL FIESP - TEATRO, EXPOSIÇÕES E MÚSICA NA AGENDA DE JUNHO






TEATRO

Foto: Karim Kahn

DE PERTO NINGUÉM É NORMAL ATÉ 2 DE JULHO - quinta a sábado, 20h / domingo, 19h Teatro do SESI-SP Marlon Tiffer, autor conhecido por suas obras em oposição ao casamento, aprende uma dura lição, após estar perdidamente apaixonado e justamente no dia de seu casamento - acaba descobrindo um estranho hábito de suas doces e humanitárias tias: matar velhos solitários, como se fosse um ato de caridade. Entre as tias excêntricas, um primo perturbado, um irmão assustador e um tio policial que vive circulando a casa. Marlon começa a desconfiar que sua família é mais maluca do que imaginava.



KAFKA E A BONECA ATÉ 18 DE JUNHO - sábado e domingo, 15h / Teatro do SESI-SP

"Kafka e a boneca" apresenta o encontro do célebre escritor Franz Kafka (1883-1924) com uma menina, em uma praça em Berlim - Alemanha, que desolada procura por conforto e ajuda ao perder sua boneca. A história, baseada em fatos reais, mostra um lado doce e singelo, pouco conhecido do autor. (Tradução e interpretação em Libras, todos os domingos Audiodescrição todo terceiro domingo de cada mês)


NÚCLEO DE LITERATURA

BRASIL PROFUNDO: UM MERGULHO LITERÁRIO 21 DE JUNHO - Brasil raso e Brasil profundo 28 DE JUNHO - O mergulho - quartas, 19h30 Espaço Mezanino Participe dos encontros e explore a produção literária contemporânea que mergulha em paisagens rurais e ancestrais, conectando-se com escolas e movimentos artísticos. Por meio de uma análise histórica das incursões literárias no Brasil Profundo, vamos estudar obras como “Torto Arado”, autores como Guimarães Rosa e Jorge Amado, e analisar a relação entre as obras e o tempo, para compreender movimentos que vão muito além do que se mostram nas páginas e telas.

Conteúdo programático AULA 3 – BRASIL RASO, E BRASIL PROFUNDO - O Como viver e como narrar – sociedade e vida nacionais. - Leitura e análise de trechos de obras da literatura que mergulham no Brasil profundo. - Exercício de correlação das tramas com contextos e processos históricos nacionais. - O movimento decolonial. AULA 4 – O MERGULHO - Leitura, compartilhamento, análise e reflexão dos escritos produzidos pela turma. - Correlação dos escritos com temáticas da história da literatura nacional e experiencias sociais tipicamente brasileiras. - O caminho é dentro – Estamos vivendo uma nova escola de produção literária?

Ministrante Emerson Matos é roteirista com 7 anos de experiência em dramaturgia e produção de roteiros audiovisuais. É especialista em roteiro pelo Instituto de Cinema e pela Escola Britânica de Artes Criativas. Com experiência como ator em diversos projetos, trabalhou como assistente de desenvolvimento no Ventre Studio e como Assistente de Sala de Roteiro na ParanoidBR. Foi assistente de direção do longa “Os Estudantes” de Vera Egito. Atualmente é sócio da IPS WIP Ventures, onde desenvolve seus projetos autorais.


SÁBADO DE LITERÁRIO


FEIRA DE TROCA DE LIVROS 24 DE JUNHO sábado, das 11 às 16h Esplanada Com o intuito de promover a socialização, a Feira de Troca de Livros dissemina a importância do livro na formação individual. Essencial na formação crítica e cidadã, a leitura é um componente importante da cultura e da educação. Por ser ferramenta de diálogo, ao influenciar na maneira e na forma como as pessoas percebem o mundo, o texto introduz o leitor em um universo gigantesco de códigos sociais e culturais, que ajudam no desenvolvimento humano, social e sensível. Com essa proposta, a Feira de Troca de Livros promove a socialização e o acesso ao universo dessa importante ferramenta. Para participar, os interessados deverão trazer os livros que desejam trocar e escolher entre as opções disponíveis. É importante ressaltar que a troca é equivalente, ou seja, se você trouxer um livro, só tem direito a levar um em troca. Estão excluídos do projeto os livros didáticos e revistas.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


A CARTOMANTE 27 DE JUNHO - terça, 11h Espaço Café A Cartomante é uma narração cênica do conto de mesmo nome, de Machado de Assis, escrito em 1884.Vilela, Camilo e Rita são as personagens que compõem o triângulo amoroso de uma história de amor, paixão, ciúme, mistério. Na tentativa de conhecer e controlar o destino, as cartas da cartomante revelam, não só a sociedade brasileira do século XIX, mas também do XX e XXI.


INTELIGÊNCIA PONTOCOM


Representatividade e Decolonialidade: reconfiguração de museus e espaços culturais 21 DE JUNHO quarta, 20h

Teatro do SESI-SP

Participe da próxima edição do InteligênciaPontoCom. A cada mês, trazemos bate-papos incríveis com grandes nomes da arte, cultura e sociedade sobre assuntos relevantes. Em junho, vamos discutir o tema “Representatividade e Decolonialidade: reconfiguração de museus e espaços culturais”, com a presença da professora, ensaísta, dramaturga e poeta Leda Maria Martins e da curadora adjunta de arte pré-colombiana do MASP, desde 2017, Marcia Arcuri.

A Decolonialidade busca dar voz e espaço aos grupos que historicamente foram marginalizados e silenciados na sociedade. Na cultura, isso significa valorizar e reconhecer a diversidade de conhecimentos e modos de vida presentes em diferentes sociedades e grupos étnicos, permitindo que suas produções culturais sejam acessíveis e amplamente divulgadas. Aproveite a oportunidade de refletir sobre um tema tão importante e atual!


IMERSÃO EDUCATIVA


POR TRÁS DOS PANOS TEATRO ADULTO 16 E 30 DE JUNHO sexta, 17h30 Teatro do SESI-SP Por trás dos panos - uma imersão educativa no Teatro do Sesi" é uma ação que revela os bastidores do Teatro do Sesi-SP e do espetáculo adulto em cartaz no espaço, a partir de uma aproximação do público com a linguagem cênica, mediada por uma contextualização histórica, técnica e social. Com isso, o público participante terá a oportunidade de conhecer e desvendar, por trás dos panos, a estrutura do Teatro, sua significativa história, além da contextualização e bastidores do local. O projeto, dessa forma, tem o desejo de deslocar a plateia de seu espaço habitual, retirando-a de seu lugar de espectadora e introduzindo-a ao processo de feitura e construção de uma peça teatral.



QUARTAS MUSICAIS

TONINHO FERRAGUTTI E QUINTETO DE CORDAS 28 de junho quarta, 20h Teatro do SESI

Em mais de 35 anos de carreira, Toninho Ferragutti tem desenvolvido, sempre com seu acordeon, inúmeras maneiras de composição e reunido diferentes formações instrumentais para acompanhá-lo em seus trabalhos. Seja forró ou samba ou balada ou jazz ou música de câmara, Toninho transita sempre muito à vontade por todos os estilos, ao mesmo tempo em que tem uma marca forte e absolutamente pessoal fazendo com que, mesmo a quilômetros de distância, o ouvinte saiba que é ele quem está tocando.



INTERVENÇÕES MUSICAIS


VOODOO WOMAN 18 de junho - Domingo, 16h Esplanada A história do Blues sempre contou com mulheres instrumentistas, cantoras e compositoras, que não foram reconhecidas como os homens. Inspirada na canção da Koko Taylor, nasce a experiência musical “VOODOO WOMAN”, uma mistura de canções e story-telling que resgata o protagonismo das mulheres do blues que nos presentearam com um legado musical profundo.”VOODOO WOMAN” é cantado por Laylah Arruda e instrumentalizado pelo duo The Blues Experience.

FILIPPE DIAS O BLUES ACÚSTICO DE FILIPPE DIAS 25 de junho - domingo, 16h Esplanada Em repertório que sintetiza a evolução da linguagem do blues ao violão, Filippe Dias explora as nuances da sonoridade do gênero, resultado de mais de 18 anos de pesquisa e estudo da guitarra blues. O show transita pela cronologia do blues acústico, trazendo canções dos primórdios do gênero executadas com fidelidade, passando pelo cancioneiro do blues moderno e finalizando com canções autorais originadas do estudo dessas obras. Entre uma música e outra, o artista contextualiza técnica e historicamente a abordagem utilizada e explica o desenvolvimento do estilo, misturando show e workshop.


CAFÉ COM MÚSICA - Espaço Café

AMANDA MARIA E LEANDRO CABRAL DUO 15 de junho quinta-feira 17h e 18h30 TONINHO NASCIMENTO 16 DE JUNHO sexta, 17h e 18h30 MÚSICA DE INTERIOR 17 DE JUNHO sábado, 13h, 17h e 18h30 BAIÃO VIRADO 18 DE JUNHO domingo, 13h, 16h e 17h30

LUCIANA CANIZELLA E GLAUBER SEIXAS 21 DE JUNHO quarta, 17h e 18h30 LARI FINOCCHIARO TRIO 22 DE JUNHO quinta, 17h e 18h30 LILIAN ESTELA 23 DE JUNHO sexta, 17h e 18h30 RAFAEL BEIBI TRIO 24 DE JUNHO sábado, 13h, 17h e 18h30 OS GONZAGAS 25 DE JUNHO domingo, 13h, 16h e 17 AMANDA MARIA E LEANDRO CABRAL DUO 28 de junho quarta, 17h e 18h30 LARI FINOCCHIARO TRIO 29 DE JUNHO quinta, 17h e 18h30 FORRÓ DA MACAXEIRA 30 DE JUNHO sexta, 17h e 18h30




Se não deseja mais receber nossas mensagens, acesse aqui para cancelar.


Fonte: SESI

14 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page