top of page
  • Foto do escritorsinbevidros

REUNIÃO DE ASSOCIADOS SINBEVIDROS



No dia 17 de novembro o Sinbevidros realizou a última reunião de Associados do ano, o encontro ocorreu de forma online e contou com a participação do palestrante Carlos Americo Domenegueti Badia, que atua na área tributária há mais de 40 anos, é sócio fundador da Badia e Quartim Advogados e Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT/SP) desde 2001.


O especialista discorreu sobre seis temas, sendo três relacionados ao PIS e Cofins, dois sobre ICMS e um sobre tributação da Folha de Pagamento.


Aproveitando esse gancho da palestra, a gerente Milaine Vanderlei reforçou que o índice do FAP/RAT já está disponível para consulta e que a contestação será realizada por meio eletrônico e julgada pelo Conselho de Recursos de Assistência Social. Com relação a esse FAP, o recolhimento do RAT pode descer à metade ou dobrar para o ano que vem, é necessário atenção para que não sejam realizados pagamentos indevidos a essa contribuição social, cujas variáveis consideram o índice de acidente de trabalho, período de afastamento, benefícios concedidos e diversos outros fatores.


Milaine aproveitou para ressaltar que a Fiesp disponibiliza uma Central de Inteligência, que é uma verdadeira força tarefa para atender todas as empresas que necessitam de assistência. Com uma equipe multidisciplinar, eles verificam todos os registros das empresas, fazendo uma gestão detalhada que pode garantir uma redução importante nos valores a serem pagos. “O custo dessa gestão é muito pequeno e esse trabalho pode trazer uma redução bastante significativa para o caixa da empresa.”


O presidente Alfredo Martins aproveitou para agradecer a todos que participaram da Campanha “O Vidro Contra a Fome”, realizada em comemoração aos 80 anos do Sinbevidros. O evento acabou superando as expectativas. A meta era arrecadar 500 cestas básicas, mas no final foram 634. “Ao todo 57 empresas participaram e tornaram essa data muito mais especial.”


Quanto às negociações coletivas de 2021/2022, a gerente Milaine Vanderlei explicou que foram recebidas as pautas de reivindicações dos Sindicatos dos Trabalhadores de São Paulo e Campinas. A Dra. Helena Leate, que coordena todo o processo, ressaltou que todos os requerimentos serão analisados junto ao Sindicato e maiores informações serão repassadas às empresas.


A assessora Dalva Melo informou que a pesquisa de PLR e Benefícios 2021 está finalizada e nos próximos dias será encaminhada para as empresas associadas que participaram. Para as empresas que não participaram e quiserem ter acesso é só entrar em contato com o Sinbevidros.

Quanto à Pesquisa de Substituição Tributária 2022, as discussões estavam paralisadas devido à transição de pessoal que a Secretaria da Fazenda está passando no momento. Porém, o Deconcic Fiesp, informou que as tratativas já foram retomadas e em breve será realizada uma reunião com todas as entidades envolvidas na pesquisa, para que possamos dar início à pesquisa de substituição tributária 2022. Lembrando que de acordo com os prazos estabelecidos pela Portaria CAT 55/2021 a nova edição da pesquisa deverá ser entregue 30/09/2022.

Para finalizar os trabalhos o presidente Alfredo Martins agradeceu a participação de todos os associados.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page