top of page
  • Foto do escritorsinbevidros

BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO: ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS IDENTIFICADOS PELA FIESP E PELO CIESP




A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp, respectivamente) publicaram um estudo que buscou identificar os principais desafios enfrentados pelos exportadores brasileiros no campo das barreiras técnicas ao comércio, incluindo normas voluntárias de sustentabilidade (padrões privados) e cooperação regulatória internacional.



O documento, que aprofunda aspectos de consulta realizada pela Fiesp e pelo Ciesp em 2021, é resultado de um processo de qualificação que contou com o apoio de 15 entidades de classe (sindicatos e associações). Dentre outros aspectos, esse novo mapeamento identificou oportunidades relacionadas (i) ao aprimoramento do relacionamento técnico entre setor público e privado, (ii) à promoção de iniciativas de cooperação regulatória internacional, (iii) ao fomento ao uso de mecanismos relacionados à Organização Mundial do Comércio (OMC) e (iv) à avaliação dos efeitos impostos pelos padrões privados. O estudo também foi o objeto de matéria, publicada em julho de 2022 pelo jornal Valor Econômico, que apontou os desafios relacionados ao crescimento de barreiras técnicas ao comércio e ao impacto dessas restrições sobre as exportações brasileiras, em especial as pequenas e médias empresas.

Caso haja a necessidade de qualquer esclarecimento adicional, a equipe de Defesa Comercial do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp está à disposição através do e-mail defesacomercial@fiesp.com.br ou pelo telefone (11) 3549-4215/4437/4483.


Fonte: Fiesp e Ciesp


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page