top of page
  • Foto do escritorsinbevidros

Confiança da construção paulista segue crescendo e capacidade operacional em setembro é a mais alta



A confiança do empresário da indústria da construção paulista manteve a trajetória de crescimento em setembro, de acordo com a Sondagem da Construção da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).


O nível de atividade em relação ao mês anterior passou de 48,7 pontos em agosto para 59,0 pontos em setembro, quinto maior resultado mensal desde o início da série histórica, em janeiro de 2010. O nível de atividade em relação ao usual, que em junho de 2020 chegou a 22,7 pontos, atingiu 43,1 pontos em setembro, ainda na zona considerada de pessimismo (abaixo dos 50,0 pontos).


A percepção quanto ao número de empregados cresceu e chegou na zona de otimismo pela primeira vez desde fevereiro, chegando a 58,1 pontos. A utilização da capacidade operacional segue em crescimento consistente nos últimos meses, alcançando 62%, maior resultado para o 2020. Os números estão alinhados com os resultados do mercado imobiliário em São Paulo, com aquecimento tanto nas vendas de unidades como na retomada dos lançamentos.


As expectativas da construção paulista para os próximos seis meses superaram pela primeira vez os indicadores pré-pandemia observados em fevereiro desse ano.


Para o nível de atividade, a expectativa passou de 56,1 pontos em setembro para 64,6 pontos em outubro; a compra de insumos e matérias-primas foi de 59,8 a 62,5 pontos; e os novos empreendimentos de 58,4 a 64,6 pontos.


A expectativa para o número de empregados nos próximos seis meses teve ligeira queda, de 62,0 para 60,9 pontos, indicador ainda otimista. A intenção de investimentos para o próximo semestre, no entanto, é o único indicador que segue na zona de pessimismo, ficando em 41,3 pontos.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page